Estranhões & Bizarrocos (estórias para adormecer anjos), de José Eduardo Agualusa

Sobre o autor

É angolano. Nasceu em Huambo, no dia 13 de Dezembro de 1960. É jornalista. Escreve em revistas e jornais. No entanto, também é escritor. Escreveu o romance Nação Crioula e o conto Fronteiras Perdidas, entre outros títulos.

Sobre a obra

É uma obra com dez histórias, "Estórias para adormecer os anjos", isto é, para serem lidas à noite. Para que a noite seja de sonho. Mas também podem ser lidas de dia!

 

Contos e Lendas do Mundo, compilados por M. Margarida Pereira-Müller

 Sobre a autora

M. Margarida Pereira-Müller é alentejana de nascimento, mas sente que o seu coração pertence ao mundo. Viajar é uma razão de viver. Como escreveu Matthias Claudius, um poeta alemão cantado por Beethoven: “Quando alguém faz uma viagem / tem muito para contar. / Então peguei no meu cajado e no meu chapéu / e comecei a viajar”.
Gosta que lhe contem lendas dos locais onde está e de sentir o mundo com todos os sentidos, incluindo o do sabor. 

in https://www.almadeviajante.com/autores/margarida-pereira-muller.php

Sobre a obra

Lendas tradicionais de outros países que nos fazem ver como somos todos tão diferentes e tão iguais. 24 contos de todo o mundo que nos remetem para um mundo do maravilhoso e nos mostram uma outra realidade da vida e fortalecem a vida interior porque identificam, simbolizam e formalizam medos e experiências, permitindo controlá-los e desarmá-los.

 

Contos e Lendas da Lusofonia, de M. Margarida Pereira-Müller 

Sobre a obra

É uma compilação e uma versão de textos tradicionais dos países de língua portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Princípe e Timor - incluindo uma excepção, Goa, que regista uma comunidadede falantes e estudiosos da culturade expressão portuguesa.

 

A montanha da água lilás, de Pepetela

Sobre o autor

Pepetela (Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos) nasceu em Benguela, Angola, em 1941. Licenciado em Sociologia, escritor, guerrilheiro no seu país, político, é professor universitário em Angola e membro da Comissão Directiva da União dos Escritores Angolanos. Em 1997 foi-lhe atribuído o Prémio Camões.

Sobre a obra

"O avô Bento, em noites de cacimbo à volta da fogueira, nos contou, fumando o seu cachimbo que ele próprio esculpiu em pau especial. Dizia a estória se passou aqui mesmo, nas serras ao lado, mas pode ser que fosse trazida de qualquer parte de África. Até mesmo do Oriente, onde dizem também há água lilás. Se virmos bem, em muitos lados pode ter uma montanha semelhante. Eu só escrevi aquilo que o avô nos contou, não inventei nada."

in A montanha da água lilás

 

A volta ao mundo em 80 contos, Albert Jané, Judith Morales e Adrià Gòdia

Sobre a obra

Apresenta 80 contos, fábulas e lendas de diversos países e regiões desde a Ilha do Pico, com os Labregos, à Sibéria... Estas narrativas caracterizam-se pela sua brevidade, mas os seus temas variam entre aqueles que são muito específicos do país de origem e os que têm um carácter mais amplo ou mesmo universal. A volta ao mundo em 80 contos, pela sua riqueza gráfica, pela sua narrativa digna do ponto de vista literário e acessível ao público actual, é uma obra indispensável na biblioteca de um jovem e de um educador.

In https://www.didacticaeditora.pt/?q=C/BOOKSSHOW/1117